0

John Lennon

Posted by Jack J on 23:54
Twitter: @HJunior95


John Lennon

John Winston Lennon, nasceu em Liverpool (cidade Inglesa) em 9 de outubro de 1940.  Foi um músico, cantor, guitarrista, compositor, escritor e grande ativista britânico.
John se tornou famoso mundialmente como um dos fundadores da banda de rock britânica The Beatles. John Lennon formou com Paul McCartney uma das melhores duplas de compositores da história. No ano de 1966, conheceu Yoko Ono, uma artista plástica japonesa. Em 1968, John Lennon e Yoko Ono produziram juntos um álbum experimental, Unfinished Music No.1: Two Virgins, que gerou muita polêmica por apresentar o casal nu, de frente e de costas, na capa e contracapa |huuumn, como vocês são sapecas|. Desde então eles iniciariam uma parceria artística e amorosa.
Na década de 70, John Lennon e Yoko envolveram-se em vários eventos políticos de expressão, como promoção à paz, pelos direitos das mulheres e trabalhadores e também exigindo o fim da Guerra do Vietnã. 
Depois vencer o processo de imigração e conseguir o Green Card, John decidiu afastar-se da música para dedicar-se à criação de seu filho Sean Taro Ono Lennon, nascido no mesmo dia de seu aniversário, no ano de 1975. Em 1980, o casal voltou aos estúdios  para gravar um novo álbum, Double Fantasy, lançado em novembro. Era como um recomeço. Porém em 8 de dezembro do mesmo ano, John foi assassinado em Nova York por Mark David Chapman, quando retornava do estúdio de gravação junto com sua mulher, Yoko Ono.
Anos depois, em 2002 John, Lennon entrou em 8º lugar em uma pesquisa feita pela BBC como os 100 mais importantes britânicos de todos os tempos. Em 2008, John foi considerado pela revista Rolling Stone o 5º melhor cantor de todos os tempos.




Era Beatles
Na época os Beatles passaram a ser formados por John Lennon (guitarra), George Harrison (guitarra), Paul McCartney (guitarra), Stuart Sutcliffe (baixo) e Pete Best (bateria). Em 1960 a banda tinha algumas apresentações agendadas em Hamburgo, na Alemanha. Eles voltaram arrasados para Liverpool e este foi quase o fim da banda, tudo porque dormiam dentro de um cinema velho e abandonado. Além disso, a banda foi acusada de ter causado um incêndio proposital no tal cinema. A desculpa deles foi de que, como não havia luz, eles tentaram fazer uma fogueira |vai que cola kkk|. No ano seguinte, em 21 de março de 1961, os Beatles fizeram a primeira de uma série de apresentações no Cavern Club de Liverpool. Eles voltaram a Hamburgo em abril do mesmo ano. Stuart acabou abandonando a banda para se casar com a alemã Astrid Kirchherr e não voltou mais a Liverpool. Mas isso foi de certa forma uma coisa boa, pois Stuart tocava mal e não tinha vocação pra baixista sendo até pressionado por Paul McCartney,  que chegou a bater no guitarrista no palco, e ele só entrou na banda devido a sua amizade com John. Assim, com a saída de Stuart,  Paul McCartney se tornou o baixista da banda.
Em 5 de outubro de 1962, os Beatles lançaram seu primeiro compacto com a canção "Love me Do". E no dia 11 de fevereiro de 1963, em apenas um dia, gravaram seu primeiro álbum Please Please Me. Não demorou muito para os Beatles se tornarem um grande sucesso na Inglaterra. 
Alguns anos depois, John Lennon disse em uma entrevista as seguintes palavras: "O cristianismo vai desaparecer e encolher. Eu não preciso discutir isso, eu estou certo e eu vou provar. Nós somos mais populares que Jesus agora. Eu não sei qual será o primeiro - o rock 'n' roll ou o cristianismo. Jesus estava certo, mas seus discípulos eram grossos e ordinários." A frase "somos mais populares que Jesus Cristo" repercutiu no mundo todo, recebendo várias críticas, gerando eventos em locais públicos de jovens religiosos queimando discos da banda. John pediu desculpas publicamente, alegando ter sido mal interpretado, se explicando logo depois. "Não sou antideus, nem anticristo, nem antireligião", disse. Ele também disse que esta frase poderia ter sido substituída por "a televisão é mais popular do que Jesus" que seria a mesma coisa e não faria tanto barulho. Com isso e mais as suas letras polêmicas na carreira solo lhe deram a fama de ateu, mas ele declarou em uma entrevista que tem uma visão diferente de Deus. "Sim, eu acredito que Deus é como uma usina de força, que ele é um poder supremo, que não é nem bom nem ruim, nem de direita nem de esquerda, nem branco nem preto, Ele simplesmente é".
Com a morte de Brian Epstein, empresário da banda, os Beatles passaram a ter problemas sérios . O fracasso financeiro da Apple Corps, empresa criada pela banda, foi o começo. O clima começou a ficar tenso no estúdio, pois havia briga entre os membros. Em 1970, Paul McCartney anunciou o fim dos Beatles.


A treta de Lennon com Paul 
Logo após a separação, John deu uma entrevista à revista Rolling Stone, onde ele mostrou ressentimentos relacionados a Paul McCartney e aos Beatles. Segundo ele, os Beatles tratavam Yoko Ono de forma hostil. Afirmava também não ter o espaço que queria na banda, que a mesma perdera o sentido, e até revelou sua forte insegurança em trabalhar ao lado de Paul McCartney. Quando viu Paul tocando pela primeira vez, se encantou, e Paul foi amigável, e John quisera ele em sua banda de primeira, mas também revelava  ter ciúme quanto a ele. John tivera dificuldades quando começou a tocar guitarra, enquanto Paul era um prodígio com instrumentos musicais desde pequeno. Durante o período logo após a separação da banda, Lennon demonstrava agressividade nas entrevistas quanto a Paul McCartney, alegando até que, com ele, conforme os anos, os Beatles se tornariam a "banda de apoio" que o Paul desejava deles. Ele falou tanta coisa da banda que em outra entrevista anos depois, quando as coisas se acalmaram, ele retirou algumas de suas declarações e voltou a ocasionalmente ter contato com os antigos amigos, mas isto foi perto da data da sua morte. 


Dicas

Lennon e McCartney:  Help! -  Strawberry Fields Forever  -  All You Need Is Love - Revolution - Lucy in the Sky with Diamonds - Come Together - Across the Universe - Don't Let Me Down.
Solo: Imagine - Instant Karma! - Happy Xmas (War is Over) - Woman - (Just Like) Starting Over - Watching the Wheels".







Copyright © 2009 Relatos Pessoais All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.