0

Os Livros dos Irmãos Grimm!

Posted by Miss C on 00:03
Desculpa a demora gente, hoje é aniversário da minha mãe e só tive tempo de postar agora. Enfim, hoje o post será sobre histórias.
Provavelmente todos vocês conhecem a história da Cinderela, da Alice no País das Maravilhas, da Chapeuzinho Vermelho, enfim, todas essas histórias que nossos pais nos ensinam quando somos crianças. Sinto muito, mas irei destruir um pedaço da infância de vocês hahaha.
Se você quer continuar pensando que tudo que você leu foi um conto de fadas, cheio de magia e amor, tudo bem, pare de ler e volte a sua vida normal.  Mas, se você é uma pessoa curiosa e gosta de saber sobre as coisas, leia, você vai ficar fascinado. Ou assustado, ou até triste por descobrir que aquelas historinhas de sua infância não eram como pensava.
Pois bem, lá vamos nós! Esses contos de fadas, que todas as crianças leem, foram reescritos pelos Irmão Grimm. Eles eram alemães e viveram em uma época de grande resistência, onde eram escritos contos destinados ao público adulto. Então, resolveram modificar essas histórias para que as crianças também pudessem ler. Transformaram esses contos em fábulas, lendas e vários outros tipos de contos.
Aí vão algumas explicações sobre as histórias reais, antes de serem modificadas.
Branca de neve: Uma rainha costurava, no inverno, ao lado de uma janela. Ao olhar para a neve, picou o dedo com a agulha e então três gotas de sangue pingaram sobre a neve, fazendo a mulher pensar que se tivesse uma filha, queria que ela fosse alva como a neve, rubra como o sangue e com os cabelos negros. E assim, a rainha teve uma filha do jeito que imaginou. Porém, logo após o nascimento da criança, a rainha veio a falecer. O pai deu a filha o nome de Branca de Neve e casou-se com uma mulher arrogante esnobe e vaidosa que possuía um espelho que só dizia a verdade.
A rainha consultava o espelho todos os dias e recebia a resposta de que ela era a mais bela de todas. Porém, quando Branca fez 17 anos, o espelho disse que Branca de Neve possuía mais beleza.
Enfurecida, a rainha contratou um caçador e lhe ordenou que matasse a menina e lhe trouxesse o coração dela como prova, para que pudesse voltar a ser a mais bela. O caçador inseguro, ao ver que Branca era a moça mais bela que já havia visto, desistiu e mandou-a fugir e se esconder. Para enganar a rainha o caçador levou um coração de veado. A rainha assou o coração e o comeu, porém, ao consultar o espelho, o mesmo continuava a dizer que Branca de Neve era a mais bela.
Branca de Neve fugiu pela floresta, encontrou a casa dos anões e como era muito prestativa, limpou tudo e adormeceu. Os anões se assustaram com a menina, mas quando viram a beleza da jovem, a deixaram ficar contanto que ela continuasse limpando a casa.
A rainha descobriu o esconderijo de Branca de foi ao seu encontro. Disfarçada de mascate, ofereceu um laço de fita à Branca de Neve, que aceitou. Ajudando a amarrar o laço na cintura, a rainha apertou tão forte que ela desmaiou. Quando os anões chegaram se assustaram e tiraram o laço da cintura de Branca, que rapidamente voltou a respirar.
A rainha voltou a se disfarçar, porém, dessa vez como uma velhinha que vendia escovas de cabelo. Ao pentear o cabelo, branca desmaiou com o veneno e novamente os anões a salvaram.
Cansada, a rainha envenenou maças e ofereceu a Branca de Neve. Receosa, a menina não aceitou, porém, a velhinha comeu metade da maça que não estava envenenada e a outra metade envenenada deu para Branca, que caiu no chão. Os anões, vendo-a desmaiada e não sabendo o que causou o desmaio, pensaram que ela estava morta.
Com pena de enterra-la, colocaram-na em um caixão de vidro. Certo dia, um príncipe avistou o caixão e ficou apaixonado pela bela que ali se encontrava. Pediu aos anões para leva-la até seu castelo. Os servos a colocaram na carruagem, que tropeçou no caminho. Com isso, o pedaço de maça que estava na garganta de Branca saiu e ela pode respirar novamente.
O príncipe a pediu em casamento e convidou a rainha má, que compareceu, morrendo de inveja. Como castigo, tropeçou em botas aquecidas quando estava saindo do palácio. As botas se fixaram nela, a obrigando dançar. Ela dançou até cair morta.

Cinderela:
Nessa história, não há a figura da fada madrinha, são os pombos e as árvores que favorecem a realização dos desejos. Neste caso, a Cinderela sabe palavras mágicas, usadas no imperativo, que auxiliam na transformação do seu pedido em realidade. No final, as irmãs malvadas ficam cegas ao terem seus olhos furados por pombos. Segundo outras versões, a figura da fada madrinha na verdade, é o espirito da mãe falecida da Cinderela que trouxe um vestido do céu para ela usar no baile.

Bom, são várias as histórias que os irmãos Grimm modificaram, então se tiver curiosidade em saber mais sobre como são as histórias de verdade é só pesquisar :) Eu recomendo a história da Alice no país das maravilhas, eu fiquei boquiaberta. Então, é isso! Divirtam-se!

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Relatos Pessoais All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.