0

R.I.P. Margaret Thatcher

Posted by Miss C on 17:51


Todos ficamos sabendo ontem, sobre a morte da ex-chefe de governo do Reino Unido, Margaret Thatcher, em decorrência de um acidente vascular cerebral. Ela estava se recuperando de uma pequena cirurgia, no hotel Ritz, em Londres, quando tal fato ocorreu. Com 87 anos e sua saúde debilitada a mais de uma década, Thatcher era uma personalidade de enorme projeção mundial.
Conhecida pelo apelido de "Dama de Ferro", Margaret foi a primeira mulher a se tornar primeira-ministra britânica, cargo no qual ficou por três mandatos consecutivos, entre 1979 e 1990.
Ela teve grande influência não só no Reino Unido, onde mudou o rumo da política, mas também em alguns dos grandes acontecimentos mundiais do final do século XX. Sua política neoliberal, que entrou para a história com o nome de "Thatcherismo", ainda influencia líderes e é criticada e elogiada até hoje, inclusive no Brasil.
Uma mlher controversa, amada e odiada na mesma medida, na vida e na morte. A notícia foi destaque absoluto nas emissoras britânicas. Houve reações de todos os cantos do planeta.
Como um símbolo de luto, as bandeiras em prédios públicos foram hasteadas a meio mastro por toda Londres.
O porta-voz da família Thatcher informou: " É com grande tristeza que Mark e Carol Thatcher anunciam que sua mãe, a baronesa Thatcher, morreu em paz, depois de um derrame, esta manhã.".
David Cameron, o atual premiê britânico disse que o Reino Unido "perdeu uma grande líder, uma grande primeira-ministra e uma grande britânica." A Rainha Elizabeth II também lamentou a morte de Thatcher. O palácio de Buckingham comunicou que "A Rainha recebeu com grande tristeza a notícia da morte da baronesa Thatcher". O Presidente americano, Barack Obama afirmou que os Estados Unidos perderam uma amiga.
O legado da Dama de Ferro ainda divide os britânicos. Em algumas partes do país, houve comemoração. No sul de Londres, onde ocorreram grandes protestos contra o governo Thatcher nos anos 1980, alguns moradores fizeram festa na rua, por exemplo.
Ainda em vida, Margaret decidiu que seria cremada em uma cerimônia particular. A pedido dela. não haverá velório público, e sim uma missa com honras militares, na catedral de Saint Paul, no centro de Londres.
O governo britânico informou que o funeral de Thatcher terá o mesmo status que o da rainha mãe e o da princesa Diana. Margaret Thatcher é vista como uma importante figura na história britânica e mundial, assim como Winston Churchill, que foi o último primeiro-ministro a receber essa honra.


Miss C.

Copyright © 2009 Relatos Pessoais All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.