0

Iron Maiden - Uma Lenda do Rock and roll

Posted by Jack J on 00:37

Iron Maiden \o/


Uma banda londrina de heavy metal, formada nos anos 70 pelo baixista Steve Harris. "Iron Maiden" é o nome de um instrumento de tortura medieval. Com aproximadamente quatro décadas de existência, quinze álbuns de estúdio e seis álbuns ao vivo, o Iron Maiden é uma das mais importantes bandas de toda a história do heavy metal, tendo vendido mais de 100 milhões de álbuns registrados em todo o mundo. 
A banda inglesa foi formada no natal de 1975, logo após Steve Harris deixar o seu antigo grupo, a banda Smiler. Depois de ter suas composições rejeitadas por várias bandas nas quais participava, por considera-las difíceis e complicadas demais, Harris decidiu criar sua própria banda. Harris atribuiu o nome Iron Maiden inspirado no filme O Homem da Máscara de Ferro, além da óbvia conexão verbal com o instrumento de tortura de mesmo nome.

O inicio 
Iron Maiden (1980)
Iron Maiden, é o nome do primeiro álbum da banda, foi lançado em 1980 e foi um sucesso .   Dennis Stratton foi despedido da banda por questões de criatividade e diferenças pessoais. Dennis afirmava que ele fora demitido porque era extremamente influenciado pela músicas dos Eagles e também por George Benson, e não agradava Harris e companhia. Segundo Steve Harris, Dennis não tinha a musicalidade que a banda procurava ao compor, e se negava a usar roupas como as que os demais membros da banda usavam.

Killers (1981)
O Iron Maiden lançou seu segundo álbum, Killers, contendo os primeiros sucessos da banda.  Killers ficou marcado como um dos álbuns mais rápidos e pesados da banda, e também foi o primeiro a ser produzido por Martin Birch, que ficaria pelos próximos sete álbuns.

The Number of the Beast (1982)
A banda nunca foi conhecida por usar drogas |kkkk pelo menos uma dentre centenas|, e eram extremamente exigentes consigo mesmos no palco e estúdio. O vocalista Dianno, ao contrário dos demais, sempre se mostrou muito agitado, particularmente no que diz respeito ao uso da cocaína, prejudicando consideravelmente suas exibições |aspirador de pó --' kkk|. Logo quando a banda começava a ficar famosa nos Estados Unidos, Dianno saiu do grupo por não ter energia e carisma no palco.Em 1982, a banda substituiu Dianno pelo vocalista Bruce Dickinson. Bruce entrou na banda, mas exigiu ficar com cabelo comprido e disse que não iria usar as mesmas roupas que os outros integrantes da banda. O que geraria algumas polêmicas anos mais tarde pela sua personalidade forte.
Bruce Dickinson mostrava uma forma diferente de interpretação das canções, dando-lhes um tom mais melódico. O álbum de estreia de Dickinson foi em 1982, com o  The Number of the Beast. Este se tornou o álbum mais aclamado da banda, bem como o mais vendido, com 16 milhões de cópias mundialmente. As canções mais conhecidas do álbum incluem os singles "The Number of the Beast" e "Run to the Hills", e também "Hallowed Be Thy Name".

Piece of Mind (1983)
Em 1983, pouco tempo depois de McBrain entrar na banda, o grupo viajou para as Bahamas, e gravaram o disco Piece of Mind. Com uma pegada mais psicodélica, o álbum trazia os singles "Flight of Icarus" e "The Trooper", bem como "To Tame A Land" e "Quest For Fire". Ouve acusações de satanismo com uma mensagem escondida na canção "Still Life", que possui McBrain imitando o ditador Idi Amin Dada e arrotando, tocada de trás para frente |tudo coisa do capiroto :O|.

Powerslave (1984)
A banda lançou em 1984 o albúm Powerslave, e também foi sucesso de vendas, e tornando-se um dos álbuns mais vendidos. Musicas como "Aces High" e "2 Minutes to Midnight" foram um sucesso, e as faixas "Powerslave" e "Rime of the Ancient Mariner" não ficaram pra trás . World Slavery Tour foi a maior turnê da história da banda, com aproximadamente trezentas apresentações. Nenhuma banda tinha da época tinha uma produção de palco como nesta turnê, onde se tinham sarcófagos, pirâmides, esfinges, pinturas até no chão e um Eddie-múmia gigante |Eddie seu lindo|, com mais de dez metros de altura.

Somewhere in Time (1986)
No próximo album a banda decidiu inovar com Somewhere in Time, fazendo experiências utilizando guitarras sintetizadas pela primeira vez. Em Somewhere in Time, todas as suas músicas tem uma temática relacionada a viagens e longas jornadas. Os singles "Wasted Years", "Stranger in a Strange Land" e "Heaven Can Wait", que se tornou comum em vários  shows. Com nove meses de duração, a turnê teve 157 shows e nova passagem por Portugal.

Seventh Son of a Seventh Son (1988)
A banda tentou algo diferente em 1988. Mostrando a história de uma criança que nasceu com dons sobrenaturais. O disco foi parcialmente baseado no livro The Seventh Son de Orson Scott Card. Foi o disco mais experimental do Maiden até hoje, sendo muitas vezes lembrado como o fim dos "tempos de ouro" da banda com a saída do guitarrista Adrian Smith.

No Prayer for the Dying (1990)
O Iron Maiden teve de passar por mudança, e para o lugar de Smith foi chamado Janick Gers. No Prayer for the Dying foi gravado no Barnyard Studios, no sítio de Steve Harris, e no estúdio móvel Rolling Stones Mobile Studio. Esse disco teve um estilo cru, mas as letras foram consideradas mais fracas e simples, e a música não parecia tão desafiadora como nos álbuns passados. O vocalista Bruce Dickinson também passou por algumas mudanças no seu timbre de voz.

Fear of the Dark (1992)

Fear of the Dark teve uma aceitação melhor que No Prayer for the Dying, indo bem nas paradas britânicas. Canções como "Be Quick or Be Dead", "Wasting Love", e "From Here to Eternity" foram um sucesso e a canção "Fear of the Dark" |magnífica *-*| se tornou uma das mais conhecidas da banda. Este foi o último álbum produzido por Martin Birch, que se aposentou logo a pós o término da produção. 

The X Factor (1995) 
 Depois de uma parada, a banda retornou em 1995 com o álbum The X Factor. Este disco tem um som diferenciado comparado aos demais discos da banda. O baixista Harris passava por problemas pessoais coma o seu divórcio e a morte do pai, o que resultou em algumas canções depressivas e lentas. O disco teve dois singles, "Man on the Edge", "Lord of the Flies" e "Sign of the Cross". A turnê passou por locais nunca visitados pelo grupo como África do Sul, Israel e outros países asiáticos, e passou novamente por Brasil e Portugal.

Virtual XI (1998)
O vocal de Bayley ainda não tinha total aceitação dos fãs do Iron Maiden. O que levou a grande parte dos fãs a não comprar o álbum e Virtual XI não teve sucesso, sendo o primeiro álbum da banda sem atingir a marca de um milhão de vendas pelo mundo. Em 1999, Bayley saiu da banda por consenso mútuo. Alguns meses depois, a banda anunciou que Bruce Dickinson e o guitarrista Adrian Smith estavam retornando. \o/

Brave New World (2000)
No ano de 2000, a banda gravou seu primeiro disco com seis integrantes. As canções são mais longas e as letras são obscuras e críticas. O grupo ganhou novos fãs, apesar do estilo indefinido que a banda apresentou, numa tentativa de retornar às origens do Heavy metal, e as vezes tendo uma queda para o metal progressivo. Gravado em Paris, foi a primeira colaboração da banda com o produtor Kevin Shirley, que se manteve nos álbuns seguintes.

Dance of Death (2003)
Em 2003 foi lançado mais um album, Dance of Death. Ganhando o disco de ouro em diversos países. Também conseguiram promover alguns vídeos musicais na MTV trazendo novos fãs para a banda. Tanto Brave New World quanto Dance of Death foram considerados pelo site Metal-Rules.com como os melhores álbuns de Metal de 2000 e 2003, respectivamente.

A Matter of Life and Death (2006)
A banda lançou o décimo quarto álbum de estúdio, A Matter of Life and Death. Com canções mais longas que o habitual. O disco traz características progressivas, que a banda já vinha apresentando nos últimos álbuns, porém agora nesse álbum com maior intensidade, junto com um som mais pesado que o mostrado anteriormente.

The Final Frontier (2010)
Durante a turnê de 2008, Dickinson anunciou nos concertos que ainda no mesmo ano iniciariam os preparativos para um novo álbum. No ano seguinte, foi anuncido que um novo álbum chegaria em 2010, e Harris declarou em uma entrevista que já haviam reservado um estúdio. Em junho de 2010, o site oficial da banda revelou a capa, data de lançamento e faixas do álbum The Final Frontier. Dias depois, iniciaram uma turnê mundial para promoção do álbum, The Final Frontier World Tour em Dallas, Estados Unidos. 
O album The Final Frontier foi lançado em agosto, e estreou no topo das paradas de mais de 20 países. 


Reeeeeeeeeeeeecomendações
Top 10 do site Letrasterra.com 

Viiideeeeeeeeeeeeeeeeeeeoooo:



Copyright © 2009 Relatos Pessoais All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive.